sábado, 6 de novembro de 2010

Networking

Cada vez mais se ouve falar em Networking e de facto já se verificou que este fenómeno tem dado bons resultados.
Networking diz respeito à rede de contactos profissionais de uma pessoa e o modo como ela se porta diante deles. O objectivo é subir degraus na carreira e aproveitar as oportunidades, que assim lhe aparecem, tanto de trabalho como de desenvolvimento. Este termo inglês teve origem na área da informática, mas rapidamente chegou até à estrutura de algumas organizações nomeadamente as que se caracterizam pela partilha de recursos e conhecimentos entre várias pessoas. Este fenómeno tem-se vindo a verificar em muitas multinacionais na área da auditoria, consultoria ou publicidade.


Um exemplo é o caso de Fábio Vedovelli, especialista em aplicações ricas, que nunca imaginou que ao criar um blogue iria conseguir novos trabalhos e projectos para a sua empresa, a RIA Labs Desenvolvimento.



Em 2009 abriu uma conta no Twitter e foi através desta ferramenta que conseguir novos clientes nos Estados Unidos, na Holanda e na Alemanha.
 Ao não querer adoptar uma táctica agressiva para conquistar clientes ou, até mesmo, uma equipa de marketing internacional, o que o levou a desenvolver novos projectos para pessoas à volta do mundo foi o seu networking.
No caso deste paulista de 35 anos, foram usados um blogue (http://www.vedovelli.com.br/) e o Twitter (@vedovelli). “As coisas aconteceram gradativamente. Com o blog, passei a ficar conhecido, assim como meus trabalhos. Pessoas que nunca vi me procuravam por e-mail, messenger e Skype. Com o Twitter, a popularidade se disseminou, via boca a boca digital”, diz.
Vedovelli diz que as suas plataformas o ajudaram muito a mostrar o seu trabalho e que, hoje em dia, presta serviços a pessoas que nem faz ideia de como seja o rosto. Ele afirma, ainda, que não importa a ferramenta que se utiliza para realizar networking; acredita que o importante é o conteúdo. “No caso do Twitter, para ficar em um exemplo, o ideal é repassar no serviço todos os links interessantes”, diz. “Mas deve-se ter foco. O Twitter abre uma janela para a web e pode mostrar que você é interessado e estuda.”

7 Dicas para se iniciar no Networking
  • Crie um e-mail para assuntos profissionais e use-o para contactos de sua carreira;
  • Com o mesmo e-mail, crie contas em programas de mensagens instantâneas e inscreva-se em grupos de discussão ligados à sua carreira;
  • Inscreva-se em redes sociais específicas, como a profissional LinkedIn, e abrangentes, como Facebook e Twitter;
  • Crie um blogue ligado aos seus interesses profissionais e actualize-o com frequência;
  • Seja actuante em redes sociais, grupos de discussão, blogs e sites ligados a assuntos de seu interesse;
  • Seja interessante e mostre-se interessado pelas opiniões alheias. Deixe que os outros saibam o que você pensa a respeito da carreira;
  • Contacte formalmente as pessoas mais actuantes ou interessantes nos grupos de que participa e estreite a relação com conversas formais por e-mail, mensagens instantâneas ou outras ferramentas.
7 falhas que você deve evitar para que a sua imagem não fique arranhada na rede de contactos

  • Erros de português. Ao enviar mensagens, fazer considerações, publicar conteúdo ou actualizar o seu perfil em redes sociais, capriche no português;
  • Imagem pessoal. A aparência é importante num relacionamento profissional. Por isso, evite publicar fotos pessoais em situações pouco ortodoxas, mas não deixe de mostrar sua vida social se for o caso;
  • Intolerância. A troca de experiência e de informações é uma via de duas mãos. Saiba respeitar quem tem opiniões diferentes da sua e não se inflame em fóruns públicos;
  • Bajulação. Tenha bom senso ao comunicar com os seus contactos. Forçar amizades inexistentes ou fazer elogios exaltados pode afastar as pessoas;
  • Impessoalidade. Mensagens podem ter um formato padrão, mas o ideal é que o conteúdo seja específico para quem recebe — quem lê, deve ter a sensação de que aquela mensagem foi escrita para ele;
  • Spam. Não mande mensagens em massa, com todos os destinatários exibidos. Pior ainda se o conteúdo for o seu currículo ou uma frase do género “Quero um emprego. Tem uma vaga para mim?”;
  • Insistência. Se entrou em contato com alguém e não obteve resposta, seja paciente e tenha bom senso antes de insistir.

MileneFernandes

Um comentário:

  1. Boas!

    Hoje já aprendi um novo significado para "networking", não sabia que se associava tambem a essa definição.
    Quanto ao resto acho que cada vez mais as pessoas estão cientes desta realidade de "marketing" através de blogues, e mais recentemente através de redes sociais que estão a ter um impacto e expansão extraordinarimanete incriveis em todo o mundo. Por exemplo, conheço bastantes pessoas (mais na área de Design e Multimédia) que depois de acabarem o seu curso, e sem opções laborais começam a criar a sua propria marca e publicitar o seu trabalho através de redes sociais e tenho verificado um sucesso bastante significativo para inicio de carreira trabalhando em casa basicamente.
    Até porque agora, apesar de não estar bem por dentro disso, sei que existe possibilidade de criar microempresas sem grandes burocracias ou invetimentos atraves da net onde ficas logo com um dominio web para questão profissional em questão.

    Quanto ao teu artigo, é um bom artigo para divulgar através de outro meio, visto que quem vai ler o artigo por aqui já deve estar por mais por dentro deste tema de blogues e redes sociais.
    No entanto um artigo original e de um tema que não é assim tão divulgado como deveria ser para que as pessoas saibam com o que podem trabalhar.

    Bom trabalho.

    PS: Já estava a pensar que nao ias postar mais artigos.=P

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