sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Solidariedade Natalícia...Ou não!!

Muito Boa Tarde..

Nesta época festiva, toda a gente ouve falar em mil e uma campanhas diferentes de ajudar o outro, através de donativos, tanto alimentares como monetários.
Algumas campanhas são mais conhecidas que outras, tudo por causa do mediatismo que lhe dão. Estou a falar, por exemplo, das Missões Sorriso com a, já tão conhecida Leopoldina, à qual, todos os anos, a TVI se associa, depois também existe a Popota e até campanhas para arredondar os preços nas compras de Natal.
Mas ao que realmente eu queria chegar é que com estas campanhas não são só os mais necessitados que ficam a ganhar. Infelizmente os Modelos, Continentes, Wortens e outros tantos, aproveitam-se destas épocas festivas para enriquecer à custa dos que, com boa fé e boa vontade, tentam ajudar.
Defacto nunca tinha pensado muito a sério nisto, mas estava eu a ler os e-mails novos, que tinha na caixa de entrada, quando me deparo com um que me fez parar, pensar e ver que há certas e determinadas campanhas de Natal que não passam de estratégias de marketing.
Tal como eu tantos outros devem ter recibo o seguinte e-mail:


 

MOVIMENTO ANTI-POPOTA, LEOPOLDINA, ARREDONDAMENTOS E OUTROS QUE TAIS!!!
É extraordinário como é fácil fazer grande caridade com o dinheiro dos outros!!!
Pedem-nos "apenas" dois euros e fazem-nos o favor de doar um para a caridade.
Claro que quem aparece a doar no final vários milhares são os donos dos grandes armazéns ... com o nosso dinheiro!!
Reparem no que diz o site de um desses supermercados:
"Nestes últimos três anos conseguimos angariar (...) um montante superior a um milhão de euros, " ....
Isto é realmente extraordinário, sobretudo se pensarmos que esse milhão de euros foi automaticamente deduzido dos impostos destas empresas .... como se fosse dinheiro deles e não nosso.
O intuitos destas empresas não é auxiliar os outros, mas sim reduzir os seus impostos com o dinheiro dos outros, através de atitudes de mecenas
Se eu vos pedir, vocês dão-me a mim para eu poder doar?!
Claro que não.
Então porque dão aos Modelos, Continentes, Wortens e outros que tais?
Se eles querem realmente beneficiar os mais desfavorecidos, tirem parte dos muitos milhões  de lucro que têm, para darem a quem precisa.
Se o fizerem, têm então moralidade para afirmarem, que deram “x” milhões para os mais desfavorecidos
Se querem dar para caridade, dêem directamente ou a instituições sem fins lucrativos...




 De facto,não poderia estar mais de acordo com as palavras escritas neste e-mail. Para além dos mais desfavorecidos necessitarem de ajuda durante todo o ano, e não só no Natal, é indecente que estes tipo de empresas, que já estão muito bem na vida, se aproveitem desta época de dar e partilhar para tirarem lucros próprios.
Por isso, deixo aqui o meu apelo para que todos aqueles que pertendem ajudar o outro, o façam sem intermédio destas empresas. Desloquem-se a uma instituição de crianças em risco, por exemplo, e ofereçam pessoalmente aquilo que podem. Comida, roupas que ja não sirvam os filhos ou mesmo dinheiro. 
Assim ninguém vai enriquecer às nossas custas e a solidariedade pratica-se à mesma. 

Um Feliz Natal para todos =)

MileneFernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário